Pão de Queijo da Vovó Iraci
- 1 prato de queijo ralado (1 prato fundo bem cheio de queijo minas curado ralado - quanto melhor e mais saboroso o queijo melhor será o seu pão de queijo)
- 2 pratos de polvilho (o mais importante é a proporção por isso tento usar sempre pratos iguais)
- 1 prato de óleo (óleo de cozinha normal, uso sempre canola ou girassol)
- 1 prato de leite bem cheio (leite INTEGRAL, você pode precisar ir acrescentando mais leite ao longo da receita se não acertar o ponto de cara)
- +- 12 a 15 ovos batidos e coados (preciso não? - dica quebre uns 10 ovos bata e coe, depois vá acrescentando até dar o ponto- sempre quebre o ovo em um prato separado da massa e coe antes de juntar)
- Sal a gosto (vai ter que provar a massa crua sim! E ir acrescentando sal)
Modo de fazer:
Na bacia onde vai ser preparada a massa despeje o polvilho ( eu gosto de peneirá-lo antes)

Deixe descansar até esfriar (+- meia hora).
Junte o queijo, misture bem com as mãos, junte os ovos aos poucos.
Amasse sovando bem com as mãos até a massa dar o ponto - o ponto ideal é quando a massa fica homogênea, macia, com um certo brilho, e em ponto de enrolar sem grudar nas mãos.
Enrole as bolinhas, coloque em uma assadeira não untada, com espaço entre elas para o pão de queijo crescer. Asse em forno pré aquecido, a aproximadamente 200º por mais ou menos 30 minutos.
dica 1 - evite ficar abrindo a porta do forno, o pão NUNCA vai estar pronto antes de 20 min de forno então nem precisa abrir o forno antes disso.
dica 2- você pode fazer o pão de queijo e congelar, enrole as bolinhas, arrume na forma e leve ao congelador, quando as bolinhas ficarem durinhas pode colocar em um saco plástico e guardar congelado. Depois é só assar quando for servir. Não congele o pão de queijo assado.
dica 3 - quando tirar o pão de queijo do forno NUNCA guarde quente em um recipiente fechado, vai murchar e ficar borrachudo.
PS: As fotos não são minhas, assim que tiver minha cozinha de volta prometo fotografar passo a passo ok!
Um beijo e queijo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário