terça-feira, 22 de junho de 2010

Comidinha junina - Mané Pelado

Decidi que não vou seguir ao pé da letra a ordem das receitas do caderno.

Em homenagem ao mês de junho e as deliciosas festas juninas vou postar uma receita típica das festas juninas lá da minha terra natal. Sabe, passo certa vontade de festa junina, na verdade comida junina, pois aqui quando sou convidada para uma festa desse tipo normalmente a comilança tradicional existe, mas as comidas são muito diferentes. E o Mané Pelado é o doce que mais me faz falta, é o meu 
favorito.


O Mané Pelado é uma espécie de bolo de mandioca, mas não se engane, é muito melhor que bolo de mandioca! Tem uma consistência única bem macio e molhadinho, um sabor adocicado, coroado por uma casquinha quebradiça de açúcar...ummm só de lembrar estou babando!

Os principais ingredientes do Mané pelado da minha mãe são Madioca, Queijo Minas Curado Ralado, Ovo e Coalhada.

Já falei sobre o queijo e os ovos aqui

A Mandioca também é conhecida como macaxeira ou aipim, razoavelmente fácil de achar no supermercado, hortifruti ou feira ( acredito que em qualquer lugar do Brasil). Como escolher: A mandioca normalmente é vendida com a ponta cortada pra gente poder verificar a qualidade. A casca deve se soltar com facilidade e o interior uma cor branca uniforme, sem manchas pretas. Se optar pela mandioca já descascada e embalada a vácuo consulte a data de validade.

Armazenar: A mandioca deve ser consumida logo após a compra, pois estraga rápido. Se as raízes estiverem inteiras, não devem ser guardadas por mais de dois dias. Se já cortadas, descasque e coloque na geladeira numa vasilha com água – se não for colocada na água ela escurece.

A Coalhada, bom a coalhada é o leite coalhado. A dessa receita é feita em casa com leite bem gordo e uma isca (coalho) – uma receitinha básica de coalhada: Ferva o leite. Depois, desligue o fogo e deixe-o descansar até atingir a temperatura entre 52 e 54ºC. Junte o coalho e misture bem. Tampe a panela e cubra com um pano, para abafar bem. Deixe-a descansar por cerca de 4 a 6 horas. Em seguida, leve à geladeira por cerca de 3 horas.

Entretanto eu nunca fiz a receita ao pé da letra com coalhada, simplifiquei, usei leite integral mesmo, mas acredito que a coalhada deixa a receita mais cremosa e pode ser substituída sem grandes danos por iogurte natural.

A Receita:

Mané Pelado

3 pratos de mandioca ralada (descasque a mandioca e rale ainda crua – escolha um ralador resistente (grandinho) e prepare os braços, vale por umas 3 aulas de musculação)

2 pratos de queijo ralado

2 pratos rasos de óleo

Açúcar e coalhada (ou leite) até adoçar.

5 ovos e uma pitada de sal.

Misture bem, prove e leve para assar em tabuleiro bem untado com óleo. Quando começar a assar fure todo o bolo e regue com uma calda rala de açúcar* (repita o procedimento pelo menos umas duas vezes durante a preparação).

Quando já estiver mais consistente, mas antes de ficar pronto, polvilhe coco ralado e regue com a calda, asse por mais alguns minutos.  Depois de pronto colocar na geladeira e servir bem frio. – para simplificar você pode simplesmente assar o bolo e depois de assado furar, molhar com a calda e polvilhar o coco.

*calda rala de açúcar – em uma panela misture açúcar cristal e água (um pouco mais de açúcar que água). Em fogo baixo misture até o açúcar derreter.

Como já expliquei estou sem cozinha mas está ficando linda  e assim que tudo voltar ao normal tiro fotos das receitas eu mesma, por enquanto as fotos são todas caridades do google.

Um beijo.

3 comentários:

Sérgio S. disse...

Eba! Este ano vc vai fazer?
Smack!!

Tainara disse...

podemos pensar no assunto deza!

Anônimo disse...

lesgal essa receita essas imagens pena que mané pelado é horrível quem vai gostar de um mané pelado é a mesma coisa que um amigo meu pelado jesus cristo!!!