quarta-feira, 16 de junho de 2010

O começo de tudo

Estava aqui trabalhando loucamente e pensando afinal do eu gosto?

Pensei em moda, pensei em arte, pensei em comida, restaurantes, bares, vinhos, drinks.... pensei em diversas coisas e conclui que existem milhões de blogs espalhados pela net falando sobre as coisas que eu gosto.

Lembrei do meu casamento, de como espero ansiosamente para chegar em casa para o meu amor, dividir com ele todos os jantares, conversas, problemas e alegrias. Pensei nos prováveis filhos que estão por vir, pensei que vou precisar cuidar muito bem deles, inclusive da alimentação, pois provavelmente vão passar o resto da vida lutando contra a balança como eu.

E lembrei-me da minha irmã me dizendo que na nossa família "comida é uma expressão de amor". Ela tem razão, quando se quer agradar alguém na minha casa fazemos o prato favorito da pessoa querida, nos aniversários fazemos um belo bolo (isso mesmo nós FAZEMOS um belo bolo), se alguém está triste pensamos em uma comidinha rápida e gostosa, se alguém está doente fazemos uma sopa bem forte, se algo muito bom acontece vamos fazer uma jantar especial para celebrar e por ai vai...

Lembrei então finalmente do caderno de receita da minha mãe. O caderno de receita da minha mãe é uma jóia... é a concentração de todos os bons momentos da minha vida em páginas amareladas ( afinal em todos os bons momentos da minha infância saiu daquele caderno uma receitinha especial ). Aquele caderno maravilhoso, ao qual sempre recorro quando quero fazer algo realmente especial (e olha que livro de receita não me falta).

Lembrei que se quiser aquelas receitas para mim depois de casada preciso passar o caderninho tão especial a limpo. Lembrei do meu noivo querido sugerindo que digitasse as receitas e pensei "bom já que vou digitar pq não fazer um blog?"

E foi ai que me lembrei de uma grande amiga recém-casada que não é capaz de ligar o fogão, para quem já passei várias receitas, mas ela nunca as faz... essa grande amiga ainda não aprendeu a escolher os ingredientes no mercado.

Lembrando dessa amiga e dos milhares de blogs de culinária disponíveis na internet decidi que não adianta passar as receitas da minha mãe para a rede, quero ensinar também a escolher os ingredientes certos, afinal não existe bom resultado sem os ingredientes corretos...

Quero ajudar a escolher o cardápio mais adequado para o seu público, ou qual o prato que posso deixar pronto na geladeira e esquentar em 2o minutos sem perder nem no sabor nem na apresentação. (afinal tempo é dinheiro!)

Ou que quitutes preparar rapidamente para servir durante uma festinha em casa, sem passar a festa na cozinha....

Dar dicas de como limpar as panelas o mais rápido possível depois de tudo isso...

Inúmeros pequenos ensinamentos que recebi, pois minha mãe sempre defendeu que "para mandar é preciso saber fazer!"

E antes que me julguem, esse é um blog feminista, tão feminista que acredita que nós mulheres podemos fazer tudo muito bem feito, inclusive conciliar dentro de um único corpo a executiva de sucesso e a deusa doméstica que existe dentro de todas nós!

Um beijo e um queijo para todas as leitoras!

4 comentários:

Paola disse...

Adorei!! quero as dicas logo!! uma coisa q vi em alguns blogs era ingredientes substitutos para receitas de fora.. é uma boa e no meu caso, oq substituto nao deu certo.. e essa de lavar panela rápido?? hm?? bjosss ahhhh e coloca umas receitas da tua mama!!! bjitos!

Anônimo disse...

Querida Lala,
que presente essa homenagem à sua Vovó Iraci, a mim sua mãe, às suas Tias avós, suas irmãs...enfim uma família que realmente é feita de mulheres guerreiras...que apesar da vida dura, nunca perderam a doçura e jamais perderão...criaram onze filhos como sua bisavó,que fazia farinha, polvilho e outras coisas pra vender; como sua vó criou cinco filhos e um adotivo, fazendo queijo, requeijão, doces e tb costurando, sempre trabalhando com as mãos...e tb suas tias-avós que tb criaram seus filhos como salgadeiras e cozinheira fornecendo refeições para hóspedes de seu hotel...para tanto só tem um segredo de família: na receita é como na vida, pra tudo que se vai fazer, há que se ter uma generosa porção de AMOR...e tudo dá certo.

Sérgio S. disse...

Lindo comentário, Nefretiri!
E, quando tiver um tempinho, vou achar ótimo degustar (de novo e de novo...) essa receita!
Bjinho,
Sérgio

Monica castro disse...

Oi. Estava procurando uma receita de bacalhau e achei aqui,vou fazer pra pascoa!!! Adorei o formato do blog.bjs